Como a melancólica Bella Swan, sua personagem de Crepúsculo, Kristen Stewart prefere as sombras que os holofotes. Quando seu nome aparece nos créditos primeira vez depois de nomes como Glenn Close e Joshua Jackson, a fama vai ser difícil de evitar – até mesmo quando você tem 11 anos. Kristen Stewart teve 9 anos para se acostumar a isso, mas a estrela de Crepúsculo ainda deseja ser celebridade como um vampiro procura a luz do sol.
“Eu cresci no ramo, então a atenção não é surpreendente, mas inibidora,” disse Stewart, que estreou em 2001 em The Safety Of Objects, depois de uma agente ter localizado ela em um playground de uma escola primária. “Eu adoro atuar, e sou muito agradecida por Crepúsculo e as oportunidades que isso me deu. Só não sou muito boa em lidar com a ideia de ser seguida em todos os lugares, e não poder andar na rua ou ir a um café com meus amigos, sem que as pessoas botem no twitter.”
E não comece a falar com ela sobre a questão do romance. A ultima parcela da Saga Crepúsculo, Eclipse, só aumentou a histeria em torno de seu aparente relacionamento com seu co-star Robert Pattinson. “Nada que eu pudesse dizer iria mudar alguma coisa,” disse a linda Stewart, cuja frágil forma sugere que uma suíte de hotel continua a ser seu verdadeiro santuário. Um papel totalmente diferente também não machuca. E qual a melhor terapia para seus papel de inocente e angustiada do que um papel como Joan Jett, a garota do rock, na biografia de The Runaway. The Runaways já pode ser encontrado em DVD.
Nesta entrevista, Stewart fala sobre sua vida na area de Crepusculo e como ela está conseguindo o equilíbrio entre vida, carreira e seu conflito com o diabo da celebridade.
Você às vezes se sente exausta pela atenção com que você teve de lidar?
É dificil falar sobre isso sem dar a impressão de que estou sendo negativa ou estou reclamando. Eu amo atuar – sou tão apaixonada pelo processo, mas tem um sentimento de abandono quando você não pode fazer as coisas que estava acostumado a fazer, sem atrair uma grande multidão. Eu sabia muito bem da indústria antes de ter a chance de fazer parte desses filmes então não é como se fosse um choque para mim. Eu só preferiria não ter que me preocupar onde eu posso ir sem ser seguida. As vezes fico no quarto de hotel quando estou trabalhando nos filmes ou quando estou fazendo a publicidade deles. Isso é menos agravador.
É importante para você ter a chance de trabalhar em outro filme entre as filmes da Saga Crepúsculo?
Eu amo trabalhar. Eu não tenho nenhum plano master de interesse para minha carreira. Eu escolho projetos por instinto. Foi muito interessante para mim, poder fazer The Runaways e eu interpretei uma personalidade tão feroz, e os outros filmes que eu fiz, todos têm alguma coisa que foi realmente significativa para mim. Eu tento achar papeis mais que se conectem a mim do que penso no tamanho que o filme vai ser ou o que vai fazer da minha carreira. Eu nunca poderia estruturar as coisas dessa maneira.
Qual é a sua opinião sobre Eclipse?
Nós vemos uma Bella mais confiante e determinada. Ela está evoluindo e aprendendo mais sobre quem ela é e o que ela quer para sua vida. Ela também tem que lidar com a possibilidade de ela estar mentindo para si mesma sobre estar apaixonada por Jacob, quando na verdade, ela ainda esta profundamente apaixonada por Edward .
É o caso de Bella superar sua auto-dúvida?
Bella está certa de si e não está tão temperamental e desespero quanto ela está em Lua Nova. É um progresso muito interessante que nós vemos em Eclipse. Foi interessante para mim, poder levar o personagem em um espaço diferente. Eu gosto de poder abandonar um filme ou um personagem e depois poder explorá-lo novamente. A maioria dos filmes te força a abandonar seu personagem e então é o fim da jornada. Então, com a Bella, é animador poder visitá-la novamente e redescobrir novos elementos em seu personagem.
Você acha que Eclipse é a classica situação do triangulo amoroso?
É, no sentido de que Edward e Jacob estão ambos lutando por Bella. Ela acha que sabe o que quer, mas agora ela tem que poder levantar e dizer: OK, talvez as escolhas não sejam completamente impulsivas. Talvez hajam diferentes níveis de amor, e talvez minha visões ideológicas do que o que eu acho que você represente pra mim estejam erradas, e talvez eu possa olhar para outra pessoa.
Você acha que entende melhor agora porque o publico é tão fascinado com a historia de Crepúsculo?
Eu acho que você tem esse drama pessoal e esse tipo de sentimento profundo que Bella esta tendo a experiência, e tudo que esta acontecendo entre Bella e Edward e Bella e Jacob, que estas histórias muito intensas e privadas estão desenvolvendo onde há todo esse caos e perigos que os cercam. Então, você é jogado em um mundo que mais pessoas possam se relacionar em um nível pessoal, e então há esse pano de fundo incrivelmente exótico e ameaçando a esse mundo.
Você tem que fazer sua parte das aparições do tapete vermelho e shows de prêmios. Você se sente pressionada em parecer o mais bonita e achar boas roupas para usar?
Eu gosto de me vestir de maneira simples, mas você sempre gostar de estar bonita ou usar algo que te faça sentir bonita. Eu não sei muito sobre moda e não acho que tenha um gosto muito sofisticado. Não estou muito confortável em ser fotografada no geral, então a maioria dos Photoshoots que eu tiro são um pouco desajeitados, mas acho que estou aprendendo cada vez mais.
Alguns de seus diretores disseram que você tem um ótimo detector de besteiras…
Eu não gosto de criar uma imagem falsa sobre mim ou tentar fingir ser alguém que eu não sou. Eu acho que posso ser muito séria as vezes e ficar muito intensa e envolvida quando estou trabalhando, mas isso é [meu] natural.
Você ainda é mais intensa que nunca quando esta trabalhando em um filme?
Eu gosto de me jogar no personagem e sentir que estou dando o máximo que posso à performance. Eu sinto que tenho que trazer essa intensidade e compromisso a cada filme e é minha responsabilidade com o publico dar tudo ao papel. As vezes isso pode ser duro e você se sente esgotada e um pouco vazia após cada filme. Você também fez parte daquele mundo particular; os outros atores; a equipe; cada cidade que você filmou. Então você tem que deixar isso tudo e voltar para sua vida normal, e isso nem sempre é um processo fácil.
É por isso que as vezes você parece nervosa um publico em TV talk shows?
Não sou o tipo de pessoa que queira ou goste de ser o centro das atenções sob nenhuma circunstância. Eu amo o fato de que fãs serem tão gratos e tenho um amor tão grande por Crepúsculo; Me sinto privilegiada por fazer parte disso, mas isso pode ser intimidador. Eu não tenho essa vida interessante fora do trabalho, então, quando eu estou discutindo coisas sobre mim, me sinto estranha. Eu acabo parecendo realmente estressada ou nervosa ou muito descontraída - quando a verdade é que eu não quero sair por ai parecendo muito séria sobre meu trabalho ou reclamando da atenção que vem com ele.
E sobre os shows de prêmios?
(Caretas) Eu não tenho experiências muito boas. Eu já derrubei um prêmio e o vi se partir em milhoes de padaços. Eu sou meio desajeitada e desde que eu não tropece, esta tudo bem. Eu deveria tentar relaxar mais… sei lá.
Quando você estava trabalhando em The Runaways, onde interpretou a cantora Joan Jett, qual foi sua tomada sobre a áurea sexual que ela tinha?
Estava acontecendo uma revolução sexual quando ela foi parar no mundo da musica, e isso ainda esta tendo um efeito em nós, onde as pessoas se sentem muito mais confortáveis, em idades mais novas, fazendo coisas desse tipo. Mas essas meninas, elas foram as primeiras a se rebelarem. Não era normal para meninas serem sexualmente agressivas de maneira nenhuma.
Como você aborda a escolha de scripts e o personagem que você está interpretando?
Um número de coisas te jogam em um script. Não é só como querer viver essa experiência; as vezes é a temática. Mas esse não é seu trabalho; as pessoas com que você esta trabalhando tem que ver isso com você, e você tem que ter certeza de estar fazendo sua parte. Mas em termos de intelectualizar a atuação, você tem que fazer isso um pouquinho, mas eu sinto muito mais do que penso, e penso que isso é bom para um ator.
Agora você tem 20 anos. O que você levou de tudo que aconteceu com você?
Eu tenho tido muita sorte. Eu gosto de estar nesta posição agora, onde poderei fazer mais e mais filmes e continuar trabalhando em algo que eu amo tanto. Eu realmente não sei como fazer outra coisa. Só desejaria, talvez, que os fotógrafos parassem de me perseguir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário