E, assim como fizeram com Beyoncé, Julia Roberts e Angelina Jolie, o Reino Unido baniu a propaganda do novo perfume de Marc Jacobs com a lindinha Dakota Fanning.
Eles declararam que o anúncio era “sexualmente provocativo” demais.
A decisão foi tomada depois de decidirem que a imagem era inapropriada e depois de receberam reclamações sobre a campanha.
Mas quantas reclamações foram? Apenas quatro! E isso foi o suficiente para banir o cartaz.
A propaganda, que saiu em junho desse ano, mostra a atriz de 17 anos, estudante da faculdade NYU, usando um vestido curto e super fofo, na cor nude. Na foto, Dakota está segurando provocativamente o vidro do perfume entre as pernas.
O anúncio apareceu em várias revistas e jornais pelo Reino Unido, e rendeu apenas quatro queixas pelos leitores ofendidos, que disseram que a propaganda foi “irresponsável” e mostrou a atriz de “uma forma sexualizada”. E isso, aparentemente, foi o suficiente para a Advertising Standards Authority retirar as propagandas.
De acordo com a ASA, a forma como o vidro de perfume foi posicionado entre as pernas de Fanning “foi sexualmente provocativo” e “chamou atenção para a sexualidade”. Também alegaram que a idade de Dakota deixou o anúncio ainda mais apelativo.
“Nós entendemos que a modelo tem 17 anos, mas nós consideramos que ela parece ter uns 16 anos… Por causa disso, juntamente com a sua aparência, nós consideremos que o anúncio poderia ser visto como uma sexualização de uma criança. Então, concluímos que o anúncio foi irresponsável e era susceptível de causar sérias ofensas”.
Foi declarado, então, que a propaganda não pode mais aparecer em nenhuma publicação no Reino Unido.
A Coty Inc., que faz os perfumes, argumentou que o objetivo era “provocar, mas sem ser indecente” e que ele não mostra nenhuma “parte íntima do corpo ou atividade sexual”.
Nem Dakora, nem Marc comentaram o caso.
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